Última semana do primeiro mês de 2020 e o que aconteceu?

Atualizado: 4 de Fev de 2020

Gente, vamos combinar que Janeiro é o mês mais legal e quem estava reclamando dele ser muito longo deve sofrer mais no trânsito? Deixa Janeiro em paz! Bem, ele acabou, já estamos em fevereiro e agora é apertar os cintos que as aulas recomeçaram! Enquanto isso, o que aconteceu nesta última semana no mundo da política e o que esperar agora que o Congresso e o Judiciário voltaram das férias?


Semana passada o Governo Federal continuou em destaque na mídia. Em parte porque o Congresso não estava trabalhando, em parte porque eles não deixam de fornecer conteúdo mesmo. Dois grandes problemas foram pauta: os tropeços do "melhor Enem da história" e o Coronavírus. Dos dois, o que mais causará problemas no futuro dos brasileiros, sem dúvida, é a política de desmonte da educação do ministro maluquinho. O Exame Nacional do Ensino Médio é uma prova obrigatória para a seleção na grande maioria das universidades públicas do Brasil. Quem já passou pela loucura do vestibular sabe o quão terrível é o último ano do Ensino Médio. Ficamos ansiosos, angustiados, inseguros... imagina se além de tudo isso, os jovens ainda não puderem ter certeza da correção das provas?


O caso é seríssimo e demanda uma resposta muito mais clara do Governo Federal. Até agora, o ministro mantém o cargo e não foi dada solução que indique confiança nos resultados. Para além dos problemas com o Enem, outro assunto vem assustando os brasileiros (na verdade, o mundo todo), que é o surto de um novo coronavírus.


Bem, para entender melhor o assunto eu fui ler (e ouvir podcasts também). Até porque fiquei com medinho também: fiquei mais de 2 horas na imigração do JFK com um grupo de chineses há algumas semanas atrás. O que aprendi foi o seguinte:


Os coronavírus (são diversas as variações) é um tipo de vírus que existe na natureza e infecta principalmente os animais. Entre os seres humanos, são poucos os tipos que já foram descritos pela literatura, mas entre eles está o que causou o surto de SARS e MERS. Quanto aos casos, vocês já sabem que os casos têm epicentro numa cidade na China e provavelmente o primeiro caso surgiu depois que alguém comeu/tratou/vendeu morcegos. Bem, no mais, o que aprendi foi: até agora os indivíduos que vieram a óbito eram mais velhos e/ou já tinham alguma doença que enfraquecia o sistema imunológico. Sabendo que sou uma pessoa saudável e que três semanas depois (mesmo com o choque de temperatura gritante) não fiquei nem resfriada, estou tranquila.

(Edit: soube que a informação sobre o morcego era fake news. De fato, a teoria é que o vírus tenha vindo de um animal e o epicentro foi um mercado "molhado" - aqueles mercados chineses onde eles vendem animais vivos. No mais, não há motivo para pânico. Continuem cuidando da imunidade. O desespero é pior do que o vírus.)


Mudando de assunto: semana passada também foi a semana que o Senado dos Estados Unidos votaram sobre a possibilidade de ouvir ou não novas testemunhas. Eles decidiram em votação (51/49) em não ouvir novas testemunhas. Dois republicanos votaram contra a determinação do partido. No final das contas, essa votação serviu para provar que o Trump não será removido porque ele tem votos suficientes para absolvê-lo. A campanha começa oficialmente em breve e o candidato dos democratas deve ser definido essa semana também. A votação das primárias em Iowa é conhecida por definir qual será o candidato dos democratas, apesar dos outros estados ainda terem que votar. Por enquanto, o Bernie Sanders está bem nas pesquisas, mas a maioria dos analistas dizem que vai ser um dos três: Sanders, Biden ou o Bloomberg. Ou seja, outro homem, branco, idoso. Nada de novo.

(Edit: Que bagunça é essa, Democratas?? Sério! Alguém acompanhou a votação em Iowa??)


Minha opinião: dentre os três, torço pelo Sanders. Acredito que ele é o mais consistente e, por isso, mas confiável. Claro, também sou progressista e concordo com suas sugestões de políticas públicas. Quando eles definirem um nome, em Julho, posso fazer um perfil mais detalhado sobre o candidato. Finalmente, a campanha para presidência norte-americana vai começar.


E, em Recife/Olinda, já é carnaval!




6 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
  • Branca Ícone Instagram

© Copyright 2020 - Todos os direitos reservados - Tassi Oliveira